Você sabe o que é Pintura Intuitiva?

Olá hoje vamos conversar sobre mais uma linda ferramenta para se expressar, colocar sentimentos, sensações e fluir nas cores e tintas.

Você já ouviu falar de pintura intuitiva?

A pintura intuitiva  é uma experiência de liberação, baseada em processos. Em vez de planejar nossas pinturas do início ao fim; Vamos pintar, desenhar, cortar e colar com base no que nos ilumina, momento a momento. Nossas obras tendem a se desdobrar um pouco como a forma como criamos como crianças – através do jogo, experimentação e desfrutar o momento! Ela nos ajuda a confiar e entregar-se à descoberta da alegria neste momento.

Pintura de Chrissy Foreman Cranitch

Você não precisa se considerar artista, a única necessidade aqui é se permitir fluir na cores e nas tintas.

Sugiro que compre algumas tintas para ver se gosta da experiência, vc pode comprar tinta acrílica (este tipo de tinta tem muitas opções de cores) ou um estojo de aquarela (em pastilha ou pastosa) não gaste muito dinheiro com os materiais, afinal você precisa experimentar o exercício, se quiser pode tentar até usando apenas tintas guache, mas eu gostaria muito que pelo menos tentasse.

Vc pode tentar em folha de sulfite mais grossinha (eu costumo usar o bloco credearte com gramatura de 150g) ou até se quiser fazer no seu journal como eu costumo fazer nos meus tbm pode, só precisa achar uma maneira de manter ele aberto até que toda a tinta fique seca.

Preparando o ambiente

Coloque uma musiquinha delicada de fundo e acenda um incenso ou velinha com aroma, pense que este é um momento especial seu consigo mesma.

Preparando você

Para começar eu sugiro que silencie sua mente, feche os olhos e faça algumas respirações profundas.

Perceba o seu corpo físico, se sente alguma dor, ou se está confortável.

Perceba seu corpo emocional, algo está te incomodando, sente culpa por ter feito alguém se chatear, ou está chateada com alguma coisa. Pode ser que esteja imersa em amor, sentindo-se muito bem. A única função que o corpo emocional tem é mostrar para nós se estamos escolhendo amor ou medo, então é importante parar para observá-lo diariamente.

Pintura de Chrissy Foreman Cranitch

Exercício de conexão

Agora você está preparada para iniciar, comece escolhendo as cores que te chamam, sinta o que o seu corpo quer fazer, se quer usar o pincel, se quer usar as mãos, e permita-se fluir nas tintas.

Você pode fazer o fundo com tintas e depois desenhar sobre o fundo pintado, usando caneta em gel, canetinhas hidrocor, canetas posca (elas são caras, mas são maravilhosas) pode colar alguma figura que defina o que está sentindo naquele momento, ou colar uma palavra.

Colocar no papel seus sentimentos, ou simplesmente usar o momento para apenas fluir sem pensar em nada, é terapêutico, é se permitir ser criança, ser você mesma. O papel aceita tudo o que você é, aceita tudo o que vc pensa, ele nunca vai te julgar, ele axiste para acolher seus sentimentos também.

Se gostou deste exercício e quer testar em algo maior pode comprar uma tela de pintura grande e se permitir fluir.

Pintura intuitiva de Flora Bowley

Amo as pinturas intuitivas de Flora Bowley, assista como é o processo criativo dela e inspire-se

https://www.youtube.com/watch?v=eN4idXJjyZI

 

Entrar em contato com seus sentimentos usando cores, imagens e palavras é praticar o autocuidado, você é muito especial, um ser muito amado e merece ser feliz e fluir em sua vida também, basta começar se permitir mais.

Por sua vida mais leve e colorida.

Alice Tischer

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *